fbpx
Tempo de qualidade: utopia ou realidade?

Categoria

Sexta-feira à tarde, sentas-te no sofá cansado da semana de trabalho e, em retrospetiva, fazes um ponto de situação dos últimos dias

Pensas em todas as tarefas que realizaste e nas que não tiveste tempo para executar…
Pensando melhor, será que não tiveste mesmo tempo, ou só estás a inventar desculpas?

Sim, porque “não temos tempo” para começar aquela formação online, nem ler umas páginas daquele livro que se arrasta há meses na mesinha de cabeceira, mas passamos uma hora do nosso dia a fazer scroll indefinido nas redes, seja a ver cremes para a rotina de skin care, ou os bebés mais queridos do planeta…

Quem se acusa?

Gerir tempo vs prioridades

Sentimo-nos assoberbados com a quantidade de coisas que queremos fazer e o tempo que “achamos” que não temos. Qual é o meio-termo de tudo isto?

O ritmo e os estímulos da sociedade levam-nos a entrar num loop, quase sem saída, em que os telemóveis são extensões dos nossos braços e a internet a nossa casa.
A ideia será começarmos a cultivar, de forma mais permanente, o nosso amor-próprio, garantindo mais dedicação, disponibilidade, foco e gosto no que fazemos, assim como tempo de qualidade com os que mais gostamos.
Só precisamos de encontrar o equilíbrio.

Que tal dispensares parte desse tempo para te dedicares a um projeto de bricolagem, sem distrações? A ires dar um passeio de bicicleta, sem teres de tirar uma foto a tudo o que vês, e verdadeiramente aproveitares? Ou então, simplesmente, a tirares uma soneca tranquila, a meio da tarde, sem acordares com as notificações das mil e uma apps que tens instaladas?

O mito de que “se não está nas redes, não aconteceu” é só isso mesmo, um mito, por isso, vamos aproveitar mais a vida e valorizar o nosso tempo, para nós, as pessoas mais importantes do mundo!

Começar pelo princípio

  • Pega num papel ou no bloco de notas do telemóvel, e define objetivos a curto prazo: “Quais são as tarefas a que gostava de me dedicar mais?” (Tempo para descansar também é válido!)
  • Avalia-as em termos de importância, para saberes quais te ocuparão mais tempo e define novos horários no teu calendário, incorporando todas elas, mesmo que lhes dispenses pouco tempo. Começar é o importante!

Tudo certo, mas quantas vezes o telemóvel vibrou ou te sentiste tentado a abrir uma app, enquanto fazias essa lista? Não estarás a precisar de te distanciar um bocadinho?

Se gostas de desafios, numa fase inicial, define também no teu calendário um dia da semana para te afastares das redes.

Sabes que se precisarem de ti, ligam, por isso, desativa todas as notificações e mais alguma do telemóvel (smartwatches incluídos), deixa-o com som, somente de forma a conseguires ouvir se te ligarem, e não andes com ele atrás de ti!

O tempo é o teu bem mais precioso

Sim, vai ser bastante confuso no início, mas seguramente a tua cabeça, mais tarde, vai agradecer.

Faz a tua própria gestão de expetativas! Uma hora longe do telemóvel pode já ser uma vitória!
Define os teus objetivos de forma realista para não desistires à primeira tentação.

Desliga-te do mundo e reconecta-te.

Pequenos passos desencadeiam grandes mudanças e TU estás no leme de todas elas!

Categoria

Aproveita ao máximo

todos os momentos

Faz o download destes vouchers e obtém descontos em produtos Bepanthene selecionados!

© bepanthene 2020. Todos os direitos reservados.

Bepanthene Eczema e Bepanthene Gotas Oftálmicas são dispositivos médicos. Para mais informações consulte as instruções de utilização. Bepanthen Baby é um dermocosmético. Consulte a informação sobre o produto. L.PT.MKT. 06.2020.3007