Para muitos é um assunto da moda, para outros, uma luta constante:
Sustentabilidade, o que é?
Ser sustentável é muito mais do que fazer reciclagem.
Ser um adepto da sustentabilidade é acreditar que UM faz a diferença e que TODOS fazemos a mudança.
Alertamos já os mais descrentes, viver de forma sustentável, não é um bicho de 7 cabeças, mas sim termos consciência de que precisamos de preservar o nosso planeta, tal e qual como preservamos uma amizade, em que pequenos gestos podem mudar toda a dinâmica e trazer-nos qualidade de vida.
A melhor parte?
Ser sustentável vai ajudar-te a poupar, todos os dias!
Onde, Como e Quando
Não esperamos que mudes os teus hábitos e rotinas de um dia para o outro, mas que comeces a estar mais recetivo a outras alternativas, reduzindo, reutilizando e reciclando bens.
Se temos um produto, não lhe deveríamos dar todos os usos possíveis antes de o deitarmos fora?
Não devíamos aproveitar todo o seu potencial, em vez de só o usarmos para uma percentagem da sua utilidade?
E se o temos à nossa disposição com a consciência de que é esgotável, não o devíamos racionar?
Estas são as premissas da sustentabilidade.
Colocando em perspetiva, é como ir de férias para um paraíso balnear como as Maldivas e passar o dia no quarto de hotel.
Só estás a aproveitar parte da experiência, mas a pagar por toda!
Para além disso, outras pessoas não puderam aproveitar a experiência na sua totalidade porque esgotamos as vagas para esse destino, quando estaríamos igualmente bem em qualquer outro hotel a descansar, no Alentejo.
Percebes agora?
Todos os recursos, naturais ou não, têm certamente mais do que uma utilidade e cabe-nos a nós geri-los de forma a que não se esgotem, assegurando uma melhor qualidade de vida para nós e os nossos!
Ser sustentável na cozinha
- Vais fazer sopa e cozer massa para o almoço: A água dessa cozedura é perfeita para a tua sopa!
Não só lhe pode trazer um toque mais aveludado, como vai evitar que uses uma dose extra de água, ajudando a salvar o desperdício.
Este reaproveitamento também pode ser usado na água da cozedura de outro tipo de alimentos, tornando-se uma base mais rica em nutrientes.
Não és amante de sopa? Sem problema, temos solução!
Deixa a água arrefecer e rega as tuas plantinhas, ou então, quando estiver a chover, a custo zero, recolhe essa água em recipientes para quando as precisares de regar. - De cada vez que abrires o frigorífico, tira tudo o que precisas duma única vez e fecha-o assim que possível. Desta forma vais estar a preservar a temperatura existente no seu interior, evitando que o turbo acione, consumindo assim mais energia para equilibrar novamente a temperatura.
- As cascas dos citrinos podem ter várias utilidades!
Da próxima vez que espremeres um limão ou comeres uma laranja, tira-lhes a casca e congela numa caixa apropriada! Sempre que te apetecer um chá, ou aromatizar uma bebida, tens uma opção natural!
Ser sustentável na casa de banho
- Enquanto lavas os dentes ou te ensaboas no banho, fecha a torneira da água.
- Reduz a pressão da água.
Uma torneira aberta na máxima pressão, durante um minuto, pode equivaler a 12 litros de água. Com metade da pressão, já estamos a poupar o planeta e a carteira! - Escolhe uma música com 4 minutos de duração e desafia os mais pequenos a tomarem banho antes da música acabar. Ser sustentável pode ser divertido!
Ser sustentável nas deslocações
- Opta por, sempre que possível, ir a pé.
Instala uma app de contagem de passos para continuares focado e tornares esta decisão um estímulo diário. - Utiliza meios de transporte não poluentes como bicicletas, transportes públicos ou partilha de carro.
Ser sustentável nas compras
- Não vás com fome! Irás fazer compras mais impulsivas e menos ponderadas.
- Não compres mais um saco no supermercado! Leva um de casa, que já tenha servido para o efeito. No entanto, quando esse já estiver muito usado, manda-o para a reciclagem!
Ser sustentável com a família
- Hora de brincar? Que tal juntarem-se todos à volta da mesa e escolherem um jogo de tabuleiro? Não se esqueçam de desligar a televisão (em vez de a deixarem em stand by!). Assim, estarão todos na mesma divisão, somente a utilizar uma luz e a cultivar os laços familiares.
- Vamos dar um passeio a um jardim? Não conseguimos enumerar a quantidade de pontos positivos que esta opção tem.
Ser sustentável com o bebé
- Fraldas reutilizáveis ou biodegradáveis vão ser um enorme alívio na tua carteira!
Um bebé pode usar até 10 fraldas por dia, o que faz uma média de 2500 fraldas descartáveis por ano. Já pensaste no impacto, quer a nível financeiro como ambiental? - Sempre que possível, evita toalhetes na muda da fralda, lavando o rabinho do bebé com água e sabão, prevenindo a irritação e vermelhidão da pele.
Soluções práticas de sustentabilidade
Vês?
Prometemos que pequenos gestos podiam fazer a diferença.
Apesar de a nível ambiental não conseguirmos ver os resultados de forma tão imediata, desafiamos-te a adotar algumas destas dicas e olhares para a tua próxima fatura da água e da luz.
Consegues calcular a poupança?
O importante é encontrares as soluções mais práticas que beneficiem os dois lados, porque a sustentabilidade devia ser uma preocupação de todos.
Ajuda o planeta enquanto ajudas a tua carteira: garantimos que todos os lados ficam a ganhar.