fbpx
Olhos secos e cansados? 5 dicas para aliviar os sintomas

Categoria

Com o estilo de vida levado por muitos de nós, existem alguns hábitos que prejudicam a saúde dos nossos olhos.

Ficamos acordados até tarde para não perder aquela série que adoramos ou simplesmente distraímo-nos e passamos horas a navegar pelas redes sociais. 

Mas quais são os sintomas dos olhos secos e irritados? Destacamos aqui alguns que deves ter em atenção: a sensação de vista cansada, vermelhidão, comichão ou ardor e em certos casos, os olhos podem também ficar lacrimejantes e sensíveis à luz. 

Se te parece familiar, neste momento deves estar a perguntar-te porque é que isto te acontece…a resposta pode estar em hábitos diários que parecem inofensivos mas podem trazer consequências negativas. 

É claro que devemos relaxar e fazer aquilo que gostamos, no entanto temos também que pensar na nossa saúde.

Deixamos aqui alguns dos hábitos que causam secura e irritação ocular

  • Utilização prolongada de computadores e smartphones;
  • Aquecimento central e ar condicionado;
  • Stress mecânico, como o uso de lentes de contacto;
  • Utilização de certos medicamentos como a pílula anticoncecional.

É verdade, a utilização prolongada de ecrãs luminosos é uma das causas de olhos secos, mas calma não tens que cancelar já as sessões de cinema em casa nem despedir-te das redes sociais, apenas moderar a sua utilização. Na verdade, existem algumas formas de prevenir estes sintomas, simples cuidados diários e que no final do dia fazem toda a diferença! 

5 hábitos que ajudam a prevenir os olhos secos

  • Descansa os teus olhos! Pode parecer simples mas é essencial que durmas pelo menos 8 horas todos os dias e, antes de te deitares evita estar em frente a ecrãs durante longos períodos de tempo;
  • Sempre que estiveres ao computador, certifica-te que te sentas pelo menos a 50-80cm do ecrã;
  • Lembra-te de piscar os olhos regularmente. Podes nem te aperceber, mas quando estamos muito tempo em frente ao computador piscamos menos vezes os olhos e isso prejudica a lubrificação ocular;
  • Apesar de não ser a primeira coisa que vem à cabeça quando pensamos em melhorar a saúde dos nossos olhos, a dieta é importante. Beber água ao longo do dia garante a hidratação, inclusive da superfície ocular. Deves também incluir alimentos ricos em ácidos gordos omega-3 e omega-6;
  • Utiliza sempre que necessário gotas oftálmicas que se destinam a hidratar/lubrificar os olhos. Estas devem ter uma fórmula que acalma eficazmente os sintomas de secura ocular e caso uses lentes de contacto, opta por gotas que possam ser utilizadas com todos os tipos de lentes, sem haver a necessidade de as retirar para aplicar as gotas.

Agora que terminaste o artigo, tenta descansar os teus olhos e lembra-te destas dicas ao longo do dia! Depois de um merecido descanso, deixamos aqui algumas sugestões para aproveitares bons momentos. 

A informação apresentada neste artigo foi retirada de bepanthene.pt

Voucher Bepanthene

Aproveita ao máximo

todos os momentos

Faz o download destes vouchers e obtém descontos em produtos Bepanthene selecionados!

© bepanthene 2020. Todos os direitos reservados.

Bepanthene Eczema e Bepanthene Gotas Oftálmicas são dispositivos médicos. Para mais informações consulte as instruções de utilização. Bepanthen Baby é um dermocosmético. Consulte a informação sobre o produto. L.PT.MKT. 06.2020.3007